O que significa código do banco

O que significa código do banco

Você deve estar se perguntando o que é esse tal “código banco” que está sendo solicitado para terminar sua transação bancária. Não se perturbe à toa. Esse código é apenas um número para identificar para qual banco seu dinheiro está sendo enviado.

Qual a importância do código banco?

Existem dois tipos de códigos utilizados para as transações de dinheiro: o código COMPE (Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis) e o código ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro). 

Na realidade, os dois têm a mesma função, que é fazer a compensação bancária e identificar os bancos no sistema de transferência. Ou seja, o código banco é uma forma de diferenciar cada um dos bancos dos demais ao realizar uma transação TED ou DOC.

Pode-se usar tanto um quanto o outro, não sendo possível (e nem necessário) usar os dois ao mesmo tempo, mas como nem todos os bancos têm código COMPE, em alguns raros casos são necessários utilizar o código ISPB. A diferença entre os dois é a quantidade de números do código: enquanto o COMPE possui 3 dígitos, o ISPB se utiliza de 8.

Quando devo usar o código banco?

Para realizar uma transferência TED ou DOC é preciso que o código do banco seja informado, junto com outras informações importantes como o número da conta e da agência do destinatário, o nome do beneficiário da conta e o CPF ou CNPJ.

Esse código só é solicitado quando é preciso fazer uma transação entre diferentes bancos como, por exemplo, uma transferência do Banco do Brasil para uma conta do Banco Bradesco. Nesse caso, o código que deverá ser informado é o do Bradesco, já que é a conta destino.

E se eu não souber o código banco?

Com uma simples busca na internet é possível achar o código do banco que precisa para realizar sua transação bancária.

Confira alguns dos principais código banco COMPE brasileiros:

  • Código do Caixa Econômica Federal: 104;
  • Código do Banco do Brasil: 001
  • Código do Bradesco: 237
  • Código do Santander: 033
  • Código do Itaú Unibanco: 341
  • Código do Safra: 422
  • Código do Neon: 735

Após finalizar a transação, o código banco garante que o dinheiro transferido chegue até a conta destino informada. E se, caso alguma informação tenha sido preenchida errada, o dinheiro é devolvido para a conta do remetente. Por isso, faça esta parte com bastante cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *