Entenda como prevenir a Osteoporose desde cedo

Entenda como prevenir a Osteoporose desde cedo

Osteoporose: como prevenir esta doença desde cedo

A fratura de ossos é um dos problemas mais graves e de acordo com profissionais especializados, um dos problemas mais difíceis de serem tratados especialmente dependendo da idade. Para você entender o que é a osteoporose, vamos falar sobre o que é esse problema de saúde e ainda, como é possível prevenir o aparecimento desde cedo.

Cada vez mais, é preciso se preocupar com problemas como esse, uma vez que a estimativa para os próximos anos é de que o número de idosos aumente e, consequentemente, os casos de osteoporose já que a deficiência de cálcio tende a se agravar com o passar da idade.

Mas saiba que esse problema de saúde pode sim ser prevenido desde cedo e hoje você vai descobrir como. Conheça outros tratamentos clicando aqui.

O que é a osteoporose

Apesar de a osteoporose ser para muitos um verdadeiro sinônimo da terceira idade, é importante saber que esse problema pode surgir antes mesmo da velhice.

Por mais que exista uma maior evidência desse problema em mulheres, essa doença não é exclusiva do público feminino.

De acordo com os especialistas desta área, a cada cinco mulheres, três podem ser identificadas com esse problema de saúde enquanto que no público masculino, um dentro de cinco homens, terão osteoporose.

Esse número especialmente no caso das mulheres, se deve ao fato de que elas sofrem mais principalmente com alterações hormonais como, por exemplo, a menstruação e também a menopausa, além de terem uma quantidade menor de massa óssea, o que também pode favorecer para futuras fraturas nos ossos.

A osteoporose é conhecida como o envelhecimento ou enfraquecimento dos ossos, o que tende a acontecer de forma natural com o ser humano.

No entanto, mesmo que seja muito comum para os idosos, pode acontecer também em outros momentos da vida, estando a pessoa ainda na fase adulta.

A partir dos 40 anos de idade, a massa óssea pode começar a enfraquecer e principalmente por isso, casos de fraturas tendem a acontecer mesmo que a pessoa ainda não seja idosa.

Como prevenir a osteoporose

Buscar formas de conseguir prevenir o aparecimento da osteoporose desde cedo é, sem dúvida, uma das melhores formas para que uma pessoa não venha a sofrer futuramente com esse problema.

Desde a fase da adolescência, e especialmente nessa fase tão importante para a formação dos ossos, é necessário que os pais estejam atentos para conseguir cuidar do fortalecimento e crescimento dos ossos dos seus filhos, evitando que seja desenvolvido um esqueleto frágil.

O corpo humano, quando possui alguma dificuldade de formação, mesmo que não aparente, pode futuramente ser mais suscetível a quedas ou lesões, não sendo necessário atingir a idade idosa para que aconteçam as fraturas nos ossos.

Existem ainda alguns fatores que também podem interferir na qualidade óssea como, por exemplo, gênero, etnia, histórico familiar e baixa ingestão de cálcio, além do físico da pessoa que também pode interferir na formação e resistência dos ossos.

Os principais cuidados que deverão ser respeitados para prevenir a osteoporose desde cedo, é ter uma alimentação saudável rica em leite e derivados, evitar maus hábitos como o sedentarismo assim como o tabagismo e também o alcoolismo.

Além de uma alimentação saudável e balanceada, alimentos que sejam ricos em cálcio e também em vitamina D, devem estar em maior quantidade na dieta de adolescentes e jovens.

É importante a presença da vitamina D para auxiliar a absorção de cálcio no organismo, para fortalecer e manter a rigidez dos ossos conseguindo evitar assim, as fraturas de ossos devido ao enfraquecimento.

Fora a alimentação, existem outras formas de conseguir evitar o surgimento da osteoporose a partir da idade adulta, que são tomar menos refrigerante e se possível até mesmo, não tomar e também, buscar ficar mais tempo ao sol, além de realizar atividades físicas sempre que possível.

Não deixe de prevenir esta doença desde cedo, pois as suas consequências causam grandes limitações para quem sofre deste problema.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *