Como o SEO ajuda a desenvolver estratégias de marketing digital

Como o SEO ajuda a desenvolver estratégias de marketing digital

Você sabe como o SEO ajuda a desenvolver estratégias de marketing digital? O SEO (Search Engine Optimization) é um dos canais mais importantes dentro de uma estratégia de marketing digital, se não o mais importante, pois oferece visibilidade nos mecanismos de busca “gratuitos” (existem ferramentas para melhor análise e estudo) e, acima de tudo, é estável e contínuo ao longo do tempo, ou seja, tudo o que construímos em SEO é de médio ou longo prazo, não depende de aumentar ou diminuir o investimento.

SEO e Marketing digital devem andar juntos para o sucesso

Para deixar claro, SEO são as ações e métodos que realizamos para posicionar um site nos mecanismos de busca, sempre focados no rei: o Google. Ele dependa das variáveis ​​e requer conhecimento técnico e semântico para fazê-lo corretamente.

Existem diversas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas, inclusive, você pode indicar o seu site nos mecanismos de pesquisa através dos anúncios pagos, os famosos PPC (Pago Por Clique), no entanto, essa estratégia não é eficaz como o SEO. Uma vez que ela pode durar por um tempo, mas quanto maiores forem os cliques, maiores são os investimentos.

No caso do SEO, você usa as estratégias auxiliadas ao marketing digital para conquistar autoridade para o site, melhorar o posicionamento nos rankings de pesquisa e atender as exigências do mecanismo. Isso ajuda melhorando a visibilidade do seu site, dando credibilidade a sua marca, atingindo o público-alvo, investindo pouco e, ainda por cima, mantendo-se por um bom tempo no topo de pesquisas.

Quais os fatores influenciam o SEO no marketing Digital?

Se você não entende muito do assunto e gostaria de aprender mais, pode contratar uma agência de SEO em uma agência digital, a qual apontará o que precisa ser mudado e quais as estratégias SEO implantar em sua página web.

Para familiarizar você com o assunto, vamos mostrar a seguir quais os fatores que influenciam o SEO:

Autoridade

É um dos elementos mais importantes para o mecanismo de pesquisa. Essa métrica baseia-se principalmente na quantidade de links recebidos que uma web recebe, mas também há fatores que se somam, como a idade do domínio ou os links que a web possui.

Poderíamos subdividir esse conceito em dois: autoridade de domínio e autoridade de página. O primeiro refere-se à web em geral e o segundo refere-se a cada uma das páginas da web.

SEO On Page

Aqui, levamos em conta, como o nome indica, a otimização na web. É de extrema importância, pois, principalmente, definimos palavra-chave e em quais nichos nos posicionar.

Portanto, quando falamos sobre SEO On Page, nos referimos a: posicionamento e aparência no mecanismo de pesquisa (título e meta descrição), palavras-chave para posição (palavra-chave de destino), estrutura e semântica de URLs, construção de links ou links internos (autoridade de transferência de uma página para outra), a velocidade de carregamento, a usabilidade e a estrutura da web (primeiro usuário) ou a otimização e o design responsivo, entre outros fatores.

“O posicionamento orgânico pode ser estruturado em: fatores relacionados à autoridade e relevância, SEO On Page e SEO Off Page”.

SEO Off Page

Quando a parte da página é cuidada e trabalhada, é hora de trabalhar a parte externa da web. Refere-se acima de tudo ao trabalho de obter links externos que apontam para nossa página. Mas cuidado: isso deve ser feito naturalmente.

Quando um site é relevante, ele faz com que outros sites o mencione e, dessa forma, o Google entende que o conteúdo do site é importante, dando-lhe autoridade e tornando seu posicionamento mais sólido.

Esses links devem ser obtidos naturalmente, pois se não puderem ser considerados Black Hat (más práticas) e o Google puder nos penalizar.

Como deve ser minha estratégia de SEO?

Defina o nicho de mercado em que você deseja atuar

Precisamos fugir do genérico e encontrar o nicho de mercado em que possamos realmente ter visibilidade e menos concorrência, para que seja mais rápido ao obter posicionamento. Também depende muito do setor, pois há alguns muito saturados e outros menos, por isso trata-se de encontrar a oportunidade.

A importância da escolha do domínio

Um bom nome de domínio pode nos ajudar a posicionar-se muito bem. Se encontrarmos uma palavra-chave diferenciadora que possamos incluir no nome de domínio, teremos muito ganho aos olhos do Google.

Pesquisa de palavra-chave

Este passo deve levar tempo e devemos fazê-lo com cuidado. Existem ferramentas que podem nos ajudar a realizar esse estudo de palavras-chave, como SEMRush, planejador de palavras-chave do Google ou Google Trends. Assim, obteremos dados sobre volume de pesquisa, concorrência e tendência ao longo do tempo, o que nos ajudará a definir qual palavra-chave atacar.

Além disso, o mais aconselhável é seguir uma estratégia de cauda longa, tentar posicionar palavras-chave mais específicas, pois elas terão menos volume de pesquisa, mas nos diferenciam e nos posicionam melhor.

Trabalhar o conteúdo

O mais importante é o conteúdo. O Google rastreia nosso site e o que valoriza é a qualidade e a quantidade de conteúdo na página. Além disso, está atento às atualizações e valoriza muito que o conteúdo seja atualizado e que novos sejam gerados. O blog é uma ótima ferramenta que pode nos ajudar, principalmente se o site for estático.

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