Pular para o conteúdo

Emagrecer é um problema de porções

Muitas dietas exigem que sejam contadas calorias, percentual de gordura e outras, transformando o ato de comer em um verdadeiro exercício de matemática.

No entanto, se você deseja perder barriga em uma semana, não é suficiente reduzir a quantidade de gordura que você come. É necessário observar as porções dos alimentos de acordo com as recomendações dos especialistas.

Veja a pirâmide alimentar

"O número de adultos obesos dobrou desde 1980 e, entre os adolescentes, esse número triplicou", diz Chutima Ganthavorn, consultora de nutrição e assuntos familiares e de consumo da Extensão Cooperativa da Universidade da Califórnia ao falar sobre saúde da população nos EUA.

Para evitar sobrepeso e obesidade, o especialista recomenda que analisemos a quantidade de alimentos que servimos.

Uma excelente maneira de conseguir isso é consultar a Pirâmide Alimentar para nos guiar, de acordo com as porções recomendadas para cada grupo de alimentos e por idade e nível de atividade.

Por exemplo, no grupo de leite e produtos lácteos, uma porção é igual a 1 xícara de leite, 1 xícara de iogurte. Se você é uma mulher ativa, recomenda-se que você coma 2 a 3 porções deste grupo. Se você beber 4 xícaras de leite por dia, estará ingerindo mais uma porção e, a menos que aumente a quantidade de exercícios, poderá ganhar peso.

Leia também: Dieta dos pontos

Crianças pequenas, mulheres e idosos precisam de 6 porções do grupo de grãos (nas quantidades recomendadas na Pirâmide Alimentar), 3 do grupo de vegetais, 2 do grupo de frutas e 2-3 do grupo de leite e 2 do grupo de carnes.

Meninos mais velhos, adolescentes, mulheres ativas e a maioria dos homens precisam de 9 porções do grupo de grãos, 4 do grupo de vegetais, 3 do grupo de frutas, 2-3 do grupo de leite e 2 do grupo de carnes.

Por outro lado, adolescentes e homens ativos requerem 11 porções do grupo de grãos, 5 do grupo de vegetais, 4 do grupo de frutas, 2-3 do grupo de leite e 3 do grupo de carne.

Consulte a pirâmide alimentar para garantir não apenas a ingestão da quantidade recomendada de porções, mas também o tamanho indicado. Isso será de grande ajuda não apenas para promover a boa saúde de toda a família, mas principalmente para aqueles que desejam vencer a batalha contra o excesso de peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat